FALTA DE TEMPO DOS MÉDICOS NO BRASIL
Tudo que alguém falar em nome da ciência deveremos verificar . Na área biotecnológica, costumo consultar o sistema de bases NCBI-PubMed . Haverão assuntos fáceis de definir uma aproximação da verdade e outros temas mais polêmicos onde existem disputas de opinião. Para tanto , necessário é verificar o ano da publicação e quantas vezes ela foi citada e de que forma foi citada para saber da sua credibilidade .
Nem sempre o Dr. Lair Ribeiro, nem nenhum cientista da terra , estará correto pois ninguém é perfeito ou perfeitamente atualizado em todas as áreas . Mas confesso que achar erros nas palestras do Dr. Lair é algo bem mais difícil , porém não impossível.
Lair é combatido por um grande número de médicos e ele rebate que esta maioria não tem tido tempo para estudar , mas estão acumulados de trabalho. Esta declaração própria de professores, inclusive de medicina como ele , carrega uma realidade que podemos observar em diversos aspectos, desde as letras ruins no receituário apressado até nos menores índices de proporção de médicos para a população brasileira.
São muitos os brasileiros que gastam milhões de dólares por mês pagando mensalidades do curso de medicina nas dezenas de faculdades no Paraguai , Argentina, Bolívia e outros países, cursando semelhante grade curricular de mesmas matérias das faculdades brasileiras . Estive na fronteira do Brasil com Paraguai, em Ponta-Porã MS, e percebi grande numero de brasileiros e de universidades atuando na fronteira , depois em Foz do Iguaçu divisa com cidade Del Leste PR, o mesmo quadro ; estudantes brasileiros , alguns com excelente formação em farmácia, enfermagem e outras formações , precisando recorrer a estes países , abandonando seu lugar de origem, porque aqui no Brasil , o CFM, CRM, MEC, e outros órgãos , alem de impor um provão de revalidação do curso (o que deveria aliviar exigências para atuação de universidades locais) ainda proíbem e aumentam dificuldades para aprovação do curso de medicina e da entrada de médicos formados no estrangeiro. Resultado : Um dos Índices piores do mundo de proporção de médicos para população.
Mas as consequências disso não param por aí: Médicos possuem muito trabalho no Brasil, e com muito trabalho , não sobra tempo para se atualizarem , observa o professor, cientista e Dr. Lair Ribeiro:
"A maioria dos médicos está trabalhando muito e não tem tempo de estar pesquisando" Lair Ribeiro
Esta frase encontra confirmação quando pesquisarmos as publicações científicas , sobretudo em torno dos assuntos onde a opinião de grande maioria contrasta com a opinião do professor de médicos, médico com mestrado e doutorado, cientista , autor de 35 livros e 149 artigos científicos, ex-professor de Harvard e ex-presidente da empresa hoje conhecida como NOVARTIS.
A OMS divulgou que um dos piores índices de proporção de médicos para população está no Brasil , onde 1/4 de nosso território (ou todo nordeste) tem índice semelhante aos dos países mais pobres do mundo . http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2013-05-20/oms-alerta-para-o-baixo-numero-de-medicos-no-brasil.html
Na pesquisa abaixo os portugueses reclamam do seu índice, enquanto o Brasil nem aparece na lista:
Isto se dá , entre outras razões, devido as dificuldades impostas pelos conselhos federal e regionais , para estabelecer cursos de medicina (muito concorridos e caros) , proibir e dificultar atendimento de médicos estrangeiros, e cobranças de taxas e muitas burocracias exageradas (todas com as devidas justificativas é claro).
Solução - 1)Aprovar diversas faculdades para gerar menores preços em mensalidades, e depois aplicarmos um provão no revalida. 2)Diminuir as burocracias e permitir que médicos estrangeiros atuem 3) Implementar políticas que aumentem urgentemente o número de médicos para atender a população.