A1, A2 E A3 - ANALISE FARMACÊUTICA

Criar uma Loja Virtual Grátis
A1, A2 E A3 - ANALISE FARMACÊUTICA

ANÁLISES FARMACÊUTICAS 

 


A) Com base na RDC 166 (24/07/2017), responda (10% mFQ)::
1) Defina efeito matriz, fator resposta, insumo farmacêutico e insumo ativo (IFA)?

Sendo, I.- amostra: quantidade representativa de insumo farmacêutico, produto intermediário ou produto terminado, devidamente identificada, dentro do prazo de validade estabelecido; II.- analito: substância ou conjunto de substâncias de interesse que se pretende identificar ou quantificar;


O efeito matriz: efeito dos componentes da matriz na resposta analítica; matriz complexa: aquela que contém um número indefinido de substâncias não monitoradas, que não podem ser obtidas sem a presença do analito; XV.- matriz: composição que mimetiza a amostra sem a presença do analito;
fator resposta: razão entre sinal analítico e concentração do analito; IX.- fator resposta relativo: razão entre dois fatores resposta, que é usada como correção no cálculo da concentração de uma substância quando essa é medida por meio da resposta analítica de outra; 
 insumo farmacêutico que, quando administrado a um paciente, atua como componente ativo, podendo exercer atividade farmacológica ou efeito direto no diagnóstico, cura, tratamento ou prevenção de uma doença ou ainda afetar a estrutura e funcionamento do organismo humano;


2) O que é validação, revalidação e estudo de adequabilidade de um método analítico e quando estes se aplicam?

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

Seção I Objetivo Art. 1° Esta Resolução estabelece critérios para a validação de métodos analíticos. Parágrafo único. O não atendimento a qualquer critério disposto nesta Resolução deve ser tecnicamente justificado e será objeto de análise pela Anvisa.

Seção II Abrangência Art. 2° Esta Resolução é aplicável a métodos analíticos empregados em insumos farmacêuticos, medicamentos e produtos biológicos em todas as suas fases de produção. § 1º Os parâmetros de validação e seus respectivos critérios de aceitação devem ser definidos de acordo com as características do analito e da natureza do método.

§ 2º Métodos analíticos aplicados aos produtos sob investigação utilizados em ensaios clínicos devem ter sua adequabilidade demonstrada de acordo com esta Resolução, conforme aplicável para cada fase de desenvolvimento clínico. I - A utilização de abordagem alternativa deve ser tecnicamente justificada baseada em referências científicas reconhecidas.

§ 3º Será admitida a utilização de abordagens alternativas para a validação de métodos analíticos aplicados aos produtos biológicos, como ensaios biológicos e imunológicos Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA Este texto não substitui o(s) publicado(s) em Diário Oficial da União.

§ 4º Estão excluídos desta Resolução os métodos microbiológicos, para os quais deve ser apresentada justificativa técnica para a abordagem escolhida, baseada na Farmacopeia Brasileira ou em outros compêndios oficiais reconhecidos pela Anvisa.

Art. 3° Para efeitos desta Resolução, são adotadas as seguintes definições: I.- amostra: quantidade representativa de insumo farmacêutico, produto intermediário ou produto terminado, devidamente identificada, dentro do prazo de validade estabelecido; II.- analito: substância ou conjunto de substâncias de interesse que se pretende identificar ou quantificar; III.- caracterização de substância química: é o conjunto de ensaios que garante inequivocamente a autenticidade e qualidade da substância, no que se refere a sua identidade, pureza, teor e potência, devendo incluir dados obtidos a partir de técnicas aplicáveis à caracterização de cada substância como, por exemplo, termogravimetria, ponto de fusão, calorimetria exploratória diferencial, espectroscopia no infravermelho, espectrometria de massas, ressonância magnética nuclear, análise elementar (carbono/hidrogênio/nitrogênio), difração de raio X, rotação óptica, ensaios cromatográficos, entre outras; IV.- corrida analítica: conjunto de medições efetuadas em um grupo de amostras em intervalo de tempo pré-determinado, sob as mesmas condições de repetibilidade, tais como método, analista, instrumentação, local e condições de utilização;

 


3) Defina substância química de referência (SQR), substância química de referência caracterizada (SQC), substância química de referência farmacopeica (SQF) e substância química de trabalho (SQT)? Quais são permitidas num processo de validação e qual é a ideal?


4) Com relação ao artigo científico relativo ao método analítico alternativo, responda:
a) Em que se baseia (qual princípio analítico) do método (descrito no artigo) a ser validado para análise do IFA?


b) Encontre no artigo faixa de concentração em que resposta é linear defina concentração ótima para a matriz proposta?


c) Com relação a eventuais efeitos de matriz, a adaptação do método a análise de IFA será mais ou menos complexa?


c) Quais os limites de detecção e/ou quantificação do método proposto? A avaliação deste parâmetro é obrigatória em que casos?


d) Descreva parâmetros de validação de método analítico (anexo I, RDC 166) obrigatórios a ensaios de doseamento de IFA? Houve mudanças em relação Tabela 2 (RE 899/2003)?


e) Descreva a faixa de trabalho requerida para um estudo de linearidade em ensaios quantitativos de doseamento de majoritários (Tabela 1 e 3, RE 899; seção IV, RDC 166)?


f) Pesquise sobre os fatores de impacto de cada artigo (do seu e demais grupos) e qualis capes farmácia correspondente.


g) Segundo a RDC 166 como pode ser calculado o limite de quantificação e quando este se faz útil a ensaios de doseamento de componentes majoritários?


h) Que fator matemático (número) distingue LQ de LD (anexo III, RDC 166).


i) Defina Heteroscedasticidade e Heterocedasticidade?

B) Compare RDC 166 com a revogada Resolução RE 899/2003 e responda:
Cite três detalhamentos ausentes na RE 899, agora presentes na RDC 166, para ensaios de seletividade e linearidade?


Ocorreram mudanças em relação as seções 2.5 e 2.6 da RE 899?


A RE 899 revogou a RE no 475 (19/03/2002) que apresentava em comum com a RDC 166 quais pontos?


C) Com base no artigo e RDC 166 responda (0.5 N2):


a) Descreva brevemente, qual princípio analítico e vantagens do método?


b) Qual faixa linear, qual LQ e qual seria a concentração ótima?


c) Proponha os 5 pontos para obter nova curva de calibração, considerando faixa de atuação a ser proposta?

Atividade Projeto/seminário 20% (mFQ): Com base na legislação ANVISA para validação de método analítico proponha metodologia para validação do método alternativo proposto para IFA? Considere efeito de matriz e interferentes potenciais; Considere faixa de trabalho e parâmetros obrigatórios de validação ensaio tipo I; Considere princípio analítico do método e variáveis de robustez.

A2

1) Defina Gestão (CQT), Garantia (GQ) e Controle de Qualidade (CQ)?


2) Com relação as RDC 17/2010 de BPF responda:
a) Qual a importância de cada departamento (CQT, GQ e CQ)? Como estes se correlacionam?


b) No contexto dos recursos humanos, cite 3 elementos chaves e suas responsabilidades e áreas de conhecimento primordiais? Comente sobre a importância do artigo 282 do capítulo XVII?


c) Defina calibração, ajuste e verificação?


d) Defina amostragem, lote, amostra de referência, padrão de referência e padrão secundário?


e) Defina desvio da qualidade e especificação?


f) Defina plano mestre de validação e procedimento operacional padrão?


g) O que é qualificação, qual a similaridade e diferença com relatório de validação, cite 3 tipos?


h) Descreva características mínimas necessárias as áreas de CQ e descreva sobre ensaios necessários a recebimento a aprovação de matérias primas?


i) Intercorrelacione os artigos 209, 210, 212 e 212, da seção III, da RDC 17?


j) Qual a finalidade do sistema documental para GQ?

4) Com relação as normas ABNT NBR ISO IEC 17025, responda:
a) De acordo com item 4.1.5 o sistema de gestão da qualidade (SGQ) de um laboratório para atender BPL deve:
b) Cite documentos do SGQ
c) Cite motivos e requisitos para subcontração de serviços
d) O gestor deve realizar periodicamente análise crítica do SGQ, afim de que e baseado em que?
e) Quais são os requisitos ou fatores técnicos fundamentais para garantir a confiabilidade de ensaios analíticos em geral?

Atividade extra classe: Redija na forma de redação uma carta de uma página contemplando os seguinte caso e tópicosa,b,c:
Carlos Cesar Castanheira (CCC), supervisor do Serviço de Atendimento ao Cliente, de uma distribuidora de insumos farmacêuticos, procurou a gerente geral da qualidade, Simone da Silva Sapucaia (SSS), alegando que vinha recebendo várias reclamações por parte de vários clientes com relação a coloração de um princípio ativo, característica organoléptica esta que divergia dos padrões usuais, mas que atendia todos requisitos e especificações da qualidade exigidos nos laudos de análise. SSS contactou, Daniele Dionizio Dantas (DDD), supervisora do controle de qualidade, que por sua vez comprovou mediante reanálise de amostras legais ou em quarentena de lotes similares a aprovação do produto, que como 80% da linha era importado da China. Considerando que o fornecedor previamente qualificado, se recusaria a trocar os produtos por considerar reclamações indevidas, que medidas SSS deveria tomar?
a) Considerar legislação pertinente as Boas Práticas de Distribuição (empresa), Manipulação e Fabricação (clientes).
b) Considerar aspectos técnicos (ex. físico-químicos e/ou microbiológicos) ligados ao caso especifico
c) Considerar aspectos de Gestão, garantia, BPF, controle e BPL.

A3


Defina Farmacopéia, Monografia Farmacopeica e Especificações Farmacopeicas?


Quais farmacopeias na ausência de uma monografia especifica na FB podem ser utilizadas como referência?

Compare a FB com outras farmacopeias e descreva como os diferentes tipos de ensaios são apresentados? A ordem em que estes aparecem na monografia é coerente com a ordem em que os mesmos devem ser executados no controle de qualidade de insumos farmacêuticos?


Compare o modo como a especificação para teor é apresentada na JP com outras farmacopeias, incluso a FB e responda:
Há sentido físico no modo como a maioria das farmacopeias apresenta estes limites?

Com que critérios estes limites são estabelecidos?


Do ponto de vista arquitetônico cite quais farmacopeias em vossa opinião seriam as piores e quais as melhores?

Proponha um layout arquitetônico (apresentar apenas aspectos estéticos e tópicos e quando for o caso limites para monografia do IFA de seu projeto? Não é necessário aqui descrever procedimentos analíticos para diferentes ensaios!

 

De modo geral responda também, qual deve ser a estrutura para:
artigo/relatório científico;

projeto de pesquisa;


laudo de análise?